6 – Se Deus já tem seus eleitos, pra devemos evangelizar e pregar a palavra?
Verdadeiramente, Deus tem seus eleitos, e isto fica muito claro na Escritura (João 6:37 - João 6:65 - João 15:16 - João 17:2 - Gálatas 1:15 - Efésios 1:4, 11).
Deus realmente escolheu algumas pessoas antes da fundação do mundo, e somos predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas (Deus) conforme o conselho da sua vontade.
Eleger indivíduos antes da fundação do mundo denota uma das características de Deus que é ser Soberano, e este é um dos motivos que nos leva a evangelizar.
Sabendo que Deus é Soberano, temos ele como o criador absoluto e legislador de todas as regras (Gênesis 2:16,17- Êxodo 20:1-23), ele prescreve aquilo que é agradável (Romanos 7:12) , Ele ensina qual é a sua vontade perfeita para o homem (Romanos 12:2,3), e na Revelação, observamos de forma clara, textos bíblicos que prescrevem que devemos evangelizar (Mt. 28:18-20 – Mc. 3:14 - Lc. 4:19- Rm. 10:15), e quando pregamos, apenas obedecemos este Criador Soberano.
Outro ponto fundamental na evangelização é o amor aos perdidos. Devemos evangelizar por amor as almas que estão caminhando para o Inferno.
Em muitos momentos da vida de Cristo, Ele se compadeceu dos perdidos (Marcos 6:34) e isso levou-o a evangelizar essas ovelhas sem pastor. Diferente do cenário contemporâneo, não devemos evangelizar para ganhar almas, exibir nosso argumento, parecer acadêmico ou inteligente, mas o que deve nos levar ao evangelismo é a compaixão pelas almas perdidas.
E por fim, dois principais motivos para o evangelismo, o amor a Deus (João 14:15), pois evangelizando vamos cumprir os mandamentos, e isso demonstra que amamos a Deus, e devemos evangelizar para a glória de Deus (Sl 97.1; 67:3-4 - Is. 25-6;9 - Is 56:7- Is 66:18;19).
Como Martyn Lloyd-Jones escreveu:
“O objetivo supremo desta obra é glorificar a Deus. Esse é o ponto centra. Esse é o objetivo que deve dominar e sobrepujar todos os demais. O primeiro objetivo da pregação do evangelho não é salvar as almas; É glorificar a Deus. Não se tolerará que nenhuma outra coisa, por melhor que seja, nem por mais nobre, usurpe esse primeiro lugar”.
7 – Deus predestinou pessoas ao inferno?
Sim, Deus predestinou pessoas ao Inferno. Ou foi Deus que predestinou essas pessoas ao Inferno, ou foi outro.
Como cristãos, sabemos que este outro não existe, sabemos também que tudo está no comando de Deus, logo, é impossível dizer que Deus não é o criador e fator determinante que envia pessoas para o Inferno.
Podemos observar este cenário de predestinação ao Inferno no texto de Romanos 9.
No capítulo 9 da carta aos Romanos, Paulo descreve Deus como aquele que determinou de uma vez por todas os indivíduos que receberiam à salvação e, por outro lado aqueles a quem Ele entregaria a perdição.
Esaú, que não diferia em mérito de Jacó foi repudiado, enquanto Jacó foi distinguido pela predestinação de Deus.
Nos evangelhos, este tema também fica claro, quando Cristo diz “Toda árvore que meu Pai não plantou será arrancada (Mt 15.13)", isto significa que de forma plena, todos aqueles a quem o Pai não condescendeu em plantar como árvores no seu campo, estão marcados e votados à destruição.
E diferente da posição heterodoxa arminiana, o decreto de reprovação de Deus relaciona-se diretamente com indivíduos. A eleição e reprovação são específicas e particulares, pois estes decretos não traduzem a intenção geral de Deus, e em momento algum fala de classe de pessoas. Deus elege ou reprova indivíduos em particular, como apontado acima e descrito em Romanos 9.
Por:
Higor Crisostomo
Se Deus tem seus eleito como vou evangelizar um perdido? O perdido já esta mesmo perdido nunca deixara de ser agora os eleito mesmo que hoje pareçam longe De Deus. Sabemos que já foram predestinados a salvação. Então evangelizar o perdido é perca. De tempo visto que não foi predestinado como posso ter compaixão de quem Deus não teve compaixão por ele? Tentem mi explicar porque. Predestinado. Que ainda não é cristão ele é perdido? Mas se é como pode se ele foi eleito. Os perdido são aqueles que não são predestinado e se não é predestinado evangeliza lo é perder tempo pos não vai se converter
ResponderExcluir