sexta-feira, 22 de julho de 2016

VONTADE DECRETIVA x VONTADE PRECEPTIVA



Dentro da teologia reformada há um estudo de que Deus possui duas vontades: Uma chamada Vontade Preceptiva - Que é a vontade moral de Deus - e essa pode ser contrariada 

E a Vontade Decretiva de Deus que NEM SEMPRE esta de acordo com a preceptiva e está vontade nunca é contrariada.

Deus decreta que algo aconteça, mas também deseja que algo diferente daquilo que ele decretou venha a acontecer...
Deus é sem variação e sem mudança, e Ele não mudou por ter duas vontades, porque Ele sempre agiu com as duas vontades! 
Devemos ser guiados pelos textos bíblicos e não pela lógica ou pela filosofia humana.
Quando tratamos de questões obscuras o nosso guia deve ser as Escrituras e não o nosso limitado raciocínio.

Alguns exemplos por toda Bíblia sobre a vontade decreta e preceptiva de Deus:

- A traição de Judas foi um pecado e envolveu a instrumentalidade de Satanás (Lucas 22.3), no entanto, era parte do plano ordenado por Deus (Atos 2:23)
O Pai queria que o Filho fosse entregue, embora isso fosse pecado (Atos 4)
A rebeldia das personagens envolvidas na crucificação foi um serviço inconsciente para os misteriosos desígnios de Deus.
Então podemos concluir que a morte de Jesus deixa evidente que Deus quer, em um sentido, o que Ele não quer em outro.

- O endurecimento do coração de alguns homens

1) Faraó (Êxodo 8.1 x Êxodo 4.21) = Deus ordenou que Faraó fizesse algo que o próprio Deus não queria permitir.
2) Marcos 4.11-12 x Marcos 1:15 - Ao mesmo tempo que Jesus alerta que o tempo está chegando e que é necessário crer e se arrepender, Ele fala por parábolas para que só os que Deus deseja que se salvem seja dado entendimento para crerem e se arrependerem e aos que não é dado entendimento não crerão nem se arrependerão. 

- Deus escolhe usar ou não o seu direito de restringir o mal no coração do homem 

1) Gênesis 20 - o caso de Abraão e Abimeleque - Deus tem direito de restringir os pecados dos governantes seculares.

2) Em contrapartida, há ocasiões em que Deus não usa este direito porque deseja que o mal humano siga o seu curso (I Samuel 2.22-25) "porque o Senhor os queria matar (v25) - que coisa impressionante!
- Porém vemos em Ezequiel 18.23 que o Senhor não tem prazer na morte do perverso.
Podemos ver aqui as duas vontades de Deus, em um sentido (vontade preceptiva) Deus não deseja a morte do perverso, mas em sua vontade decretiva Deus desejou matar os filhos de Eli.

3) Em contraste também com Ezequiel 18.23 temos Deuteronômio 28.63 - onde afirma que Deus sente prazer na morte dos perversos daquele contexto... A única forma de entendermos essas duas verdades é entendendo que Deus tem uma natureza dotada de duas vontades. A decretiva e a preceptiva. Deus quer um estado de coisas que, em outro sentido, ele desaprova.

- I Reis 22:19-23 - Aqui vemos que os espíritos malignos estão sujeitos a vontade de Deus - Satanás não pode fazer nada contra a vida de alguém se não for da vontade de Deus.
Deus pode usar espíritos malignos para cumprir os seus propósitos = "O Diabo é o Diabo de Deus" - Lutero 

Deus ordena que suas criaturas não mintam ou enganem (vontade preceptiva), contudo, temos aqui a instância em que Deus "pôs um espírito mentiroso na boca" dos homens (vontade decretiva) - ou seja, todas as criaturas de Deus são obrigados a moralmente a dizer a verdade (vontade preceptiva), mas Deus pôs um espírito mentiroso na boca dos homens (vontade decretiva)

Portanto, Deus pode sim desejar que as pessoas sejam salvas (por sua vontade preceptiva), mas isso não significa que Ele tenha decretado que isso aconteça.

Como vemos em Mateus 23:37 (como em outros também como I Timóteo 2.3,4 {nesse é possível outra leitura sem ser vd e vp}; II Pedro 3.9) "eu quis" = vontade, desejou anseio (vontade preceptiva) - e por que não fez? Ele poderia fazer uma vez que é Todo-Poderoso.
Apesar de Deus ter vontade de salvar todos os perdidos (vontade preceptiva), Ele não decretou salvar todos os perdidos. (vontade decretiva).

Muitos textos revelam o amor universal de Deus, mas eles não são armas contra a eleição incondicional, pois o que vai prevalecer é a vontade decretiva de Deus.

Romanos 9 é um vislumbre que pode ser o motivo do porquê de mesmo Deus querendo salvar todos por sua vontade preceptiva, não o faz. Romanos 9 fala que Deus é glorificado tanto com a salvação quanto com a condenação.

Vale lembrar que a vontade preceptiva é aquela que conhecemos através da Palavra e devemos obediência.

A vontade decretiva de Deus é mistério para nós, só sabemos quando acontece.

José por exemplo...

Não era da vontade preceptiva de Deus que seus irmãos o vendessem como escravo no Egito. Eles são responsáveis e culpados por irem contra a vontade preceptiva de Deus. 
Lembrem-se Deus julga os homens de acordo com sua vontade preceptiva!

Porém, foi a vontade decretiva de Deus que os irmãos de José o vendessem... Mais tarde José foi instrumento de Deus para alertar o rei do Egito interpretando seus sonhos sobre os anos de fartura e necessidade... José precisou estar lá para que o povo de Israel não perecesse!

Seria Deus então o autor do pecado e o homem não responsável no fim das contas? Afinal, tudo segue o curso da vontade decretiva de Deus....

de maneira nenhuma!

Ao mesmo tempo que a Bíblia diz que tudo que ocorre está debaixo da vontade decretiva de Deus... a mesma Bíblia diz que somos responsáveis por descumprir a vontade preceptiva de Deus.

É a Soberania de Deus x Responsabilidade Humana que só Deuteronômio 29.29 pode nos ajudar nesse momento, pois são duas verdades bíblicas.

7 comentários:

  1. 'Deus escolhe usar ou não o seu direito de restringir o mal no coração do homem'
    Então DEUS não determina os meus pecados no sentido de me levar a pecar mas sim de restringir ou não o meu pecado. Não me impedir de pecar podendo impedir enquanto em outras ocasiões Ele restringe. Seria então válido dizer que somos sim, em certo sentido, livres. Porém, essa liberdade só vai até onde a mão de Deus que controla todas as coisas determinar que ela vá. Isso não abriria espaço para o conceito de vontade permissiva? No caso do pecado, Deus decreta permitir. O que acha?

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  2. Deus não decreta permitir, Ele sabe o que acontece, e isto não muda seus planos, visto que no final, o resultado será o que Ele quiser.

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  3. Olha, qual é a diferença entre essas duas vontade?

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    1. A vontade decretiva é aquela que diz respeito a soberania de Deus no governo providencial de todas as coisas. Ja a vontade preceptiva inclui tudo aquilo que Ele nos manda fazer, e está claramente revelado nas Escrituras.

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  4. A vontade decretiva de Deus é aquela oculta que de fato acontece cabalmente, é decreto: Haja luz, haja firmamento, produza relva etc, ninguém pode mudar ou contrariar, e, a vontade preceptiva é aquela revelada na Sua Palavra, e, que o homem pode obedecer ou não: não tereis outros deuses diante de mim; sede santos; não adulterarás, etc.

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