Quando pensamos em calvinismo, o que deve vir em mente
é a Reforma Protestante, pois as doutrinas calvinistas são frutos da Reforma.
O estopim da Reforma Protestante ocorreu na Alemanha (31
de outubro de 1517), quando Martinho Lutero afixou na porta da Igreja do
Castelo de Wittenberg as suas 95 teses, que protestavam contra diversos pontos
da doutrina da Igreja Católica. Após todo desenrolar deste evento, as doutrinas
reformadas defendidas por Lutero se espalharam rapidamente por quase toda Europa,
chegando até a França. E foi na França que um jovem chamado João Calvino
conheceu as doutrinas da Reforma.
Aos vinte anos de idade, João Calvino teve contato
direto com as ideias reformadas, e além de ter contato com os escritos de
Lutero, também estudava alguns dos pré-reformadores como Wycliffe e Huss. Foi
ao analisar e estudar estas fontes, e se aprofundar no conhecimento das
Escrituras e estudo das antiguidades cristãs, Calvino chegou à convicção de que
teria de abandonar a comunhão Romana e seguir o caminho dos Protestantes.
Ao seguir o caminho Protestante, Calvino percebeu que
havia um déficit de material Protestante para ser estudado então propôs
escrever um resumo da fé cristã, e este projeto foi publicado em 1536, na
cidade de Basiléia na Suíça. Em um formato bem menor do que conhecemos hoje, esta
é a famosa obra, Institutas da Religião Cristã, que naquela primeira publicação
tinha apenas seis capítulos.
Calvino não tinha a menor intenção de dedicar-se à
vida ativa de seus muitos correligionários que em diversas vezes levaram a cabo
a obra reformadora, mas ao passar pela cidade de Genebra, Calvino conheceu
Guilherme Farel, um evangelista francês fundador de muitas igrejas reformadas,
com quem teve uma longa conversa.
E nessa conversa que Calvino foi convidado a
permanecer em Genebra e assim ajudar Farel, mas Calvino não quis ficar, pois
disse ter alguns estudos planejados e se ficasse em Genebra, não teria como
termina-los. Foi então que com voz estridente Farel disse a Calvino: “Deus
amaldiçoe teu descanso e a tranquilidade que buscas para estudar, se diante de
uma necessidade tão grande te retiras e te negas a prestar socorre e ajuda”.
E foi diante de tal imprecação, Calvino desiste de sua
empreitada, e aceita ficar em Genebra, e começa sua carreira como reformador Genebrino.
Em Genebra, Calvino se tornou um dos principais
líderes eclesiásticos, e a capacidade de Calvino em expor as Escrituras ia se
tornando conhecida, assim como suas obras, que já influenciava outras partes da
Europa, como na Holanda, Escócia, Hungria e até na França.
Em seus escritos, Calvino registra aspectos essenciais
do cristianismo, como a Santa Ceia, a Trindade, Batismo, a separação do Estado
e Igreja, Os Dez Mandamentos, os Credos, a Oração, o Conhecimento de Deus,
Criação, Soteriologia entre outros temas. Mas foi após mais ou menos cinquenta
anos da morte de Calvino, que um dos pontos doutrinários discutido por ele
seria colocado em evidência.
Neste ponto histórico, as igrejas da Europa já eram
chamadas de Luteranas ou Calvinistas, ou seja, as Luteranas seguiam as
doutrinas de Lutero, e as igrejas Calvinistas as doutrinas de Calvino. E foi
dentro de uma congregação Calvinista Holandesa que um pastor e professor chamado
Jacó Armínio, começou a questionar pontos da teologia Calvinista, em especial,
as doutrinas soteriológicas.
Um dos principais pontos soteriológicos questionados por
Armínio era a predestinação. Armínio defendia que Deus predestinou os eleitos
porque sabia de antemão que teriam fé em Jesus Cristo, diferente da visão
Calvinista, que afirma que Deus predestinou a alguns a terem a fé, e por isso
os elegeu antes da fundação do mundo.
Armínio morreu em 1609, mas o conflito não terminou
com sua morte. Em 1610, alguns partidários de Armínio produziram um documento
de protesto chamado “Remonstrantia”. Este documento foi apresentado à igreja na
Holanda e incluía cinco artigos que tratavam sobre as principais questões da
disputa.
Os artigos eram:
1 – Deus determinou antes da fundação do mundo que os
salvos seriam aqueles que cressem em Cristo.
2 – Jesus Cristo morreu por todos os seres humanos.
3 – O ser humano não pode realizar algo bom por suas
próprias forças e requer a graça de Deus para fazer o bem.
4 – No que se refere ao modo de operação da graça, não
é irresistível, visto que está escrito que muitos resistiriam ao Espírito
Santo.
5 – Os indivíduos que creem em Cristo, não podem
perder a graça.
Para responder este documento, a igreja Holandesa
junto com o Estado convocaram uma grande assembleia eclesiástica, o famoso
Sínodo de Dort.
Este grande Sínodo, em resposta a “Remonstrantia”,
promulgou cinco doutrinas refutando este movimento heterodoxo.
Esta cinco doutrinas são:
1 – Total Depravação - Todos os homens nascem
totalmente depravados, incapazes de se salvar ou de escolher o bem em questões
espirituais.
2 – Eleição Incondicional - Deus escolheu dentre todos
os seres humanos decaídos um grande número de pecadores por graça pura, sem
levar em conta qualquer mérito, obra ou fé prevista neles.
3 - Expiação
Limitada - Jesus Cristo morreu na cruz para pagar o preço do resgate somente
dos eleitos.
4 – Graça Irresistível - A Graça de Deus é
irresistível para os eleitos, isto é, o Espírito Santo acaba convencendo e
infundindo a fé salvadora neles.
5 – Perseverança dos Santos - Todos os eleitos vão
perseverar na fé até o fim e chegar ao céu. Nenhum perderá a salvação.
Estes cinco pontos ficaram famosos e foram nomeados
como os cinco pontos do Calvinismo.
Ao contrário do que muitos pensam, não foi João
Calvino quem escreveu estes cinco pontos, mas foi o Sínodo de Dort, que
sistematizou aquilo que Calvino escreveu sobre a questão soteriológica bíblica.
Como demonstrado, quando pensamos em Calvinismo, devemos apontar diretamente para tudo que João Calvino escreveu, mas quando falamos de Soteriologia Calvinista, somos remetidos a TULIP, ou melhor, os cinco pontos do Calvinismo sistematizados no Sínodo de Dort.
Por: Higor Crisostomo
Graça e Paz, quero deixar aqui meu Parabéns, acompanho a página de vocês no Facebook, não só eu mais o Ministério ao qual faço parte também, Ministério Liberty. Algumas imagens que publicam na Página de vocês no Face coloco até na Página que criei no Facebook para divulgar nosso Ministério. Quero te Parabenizar pelo trabalho e continue nesse impeto de mostrar a Graça e que Deus é Soberano.
ResponderExcluirFiquem com Deus !
Graça e Paz.
PS: Escrevi no Plural pois não sei se a idéia é de uma única pessoa ou se tem mais gente envolvida. Mais uma vez Parabéns !
O blog está ótimo, até ATEU se rendeu né Haha...
Excelente artigo, que haja maisbe mais !!
ResponderExcluirExcelente artigo, que haja maisbe mais !!
ResponderExcluirÓtimo artigo para os iniciados nesta abençoada doutrina.
ResponderExcluirObrigada, me ajudou muito.
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